1. Acupuntura

A acupuntura é um dos recursos terapêuticos mais utilizados pela milenar medicina chinesa. Utiliza-se a inserção de finas agulhas, massagens, estímulos térmicos, magnético, elétrico ou de laser em pontos específicos localizados nos meridianos.

Quando se utiliza agulhas a punção se faz través da pele e da camada muscular superficial, preservando sempre as estruturas anatômicas, produzindo a harmonização do fluxo de energia nos meridianos e conseqüentes estímulos dos órgãos internos. Do ponto de visto biomédico ocidental o estimulo acupuntural promove a produção de substancias neurotransmissoras e neuromediadoras que atuam na modulação da dor agindo, nos distúrbios dolorosos e neurológicos.

O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo movimento no universo. É um conceito hoje considerado quântico que os médicos chineses antigos conseguiram adaptar para a medicina. No corpo do homem existe um equilíbrio que pode ser alterado por diversos tipos de influências, como alimentar, comportamental e muitas outras.

Existem muitas formas de diagnóstico na medicina tradicional chinesa. Algumas delas são a pulsação, a observação e aspectos da língua, a cor e aspectos da pele.  Uma consulta baseada no modelo tradicional chinês pode levar de vários minutos a algumas horas. O terapeuta questiona vários aspectos da vida incluindo a infância, expressão das emoções, a alimentação, hábitos e costumes. Patologias que podem ser tratadas pela Acupuntura: doenças musculo-esqueléticas e reumatológicas, circulatórias, digestivas, endócrina e do sistema nervoso.

 

2. Massoterapia

Massoterapia é um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que tem como objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção do bem estar e da melhor qualidade de vida, assim como, em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina oficial, propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos de saúde.

A Massoterapia se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde. Seu objetivo primordial é prevenir doenças e promover a saúde, maximizar a circulação da energia vital pelo corpo, estimular a circulação de uma forma geral, favorecer o autoconhecimento e autoconsciência, contribuir para a organização do tônus muscular e para a normalização das funções fisiológicas, auxiliando no combate de dores, tensões, desequilíbrios e disfunções em geral e estresse. O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da especialidade, tal como atuar na estrutura mecânica do corpo, estimular ou sedar algum estado energético e/ou fisiológico, conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos.

 

3. Quiropraxia

A Quiropraxia é uma filosofia, ciência e arte de eventos naturais; um sistema de ajustamentos de segmentos da coluna vertebral utilizando somente as mãos, para correção das causas das doenças. É uma disciplina na área da saúde que enfatiza o poder inerente do corpo de se curar, sem medicamentos ou cirurgias. A prática da quiropraxia enfoca o relacionamento entre a estrutura (particularmente a coluna vertebral e o sistema musculo-esquelético) e a função ( como esta é coordenada pelo sistema nervoso) e como este relacionamento afeta a preservação e a restauração da saúde.

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia está hoje entre as três maiores profissões na área da saúde no mundo. Como é descrita pela Câmara Legislativa dos Estados Unidos, "os quiropraxistas são profissionais da área da saúde de primeiro contato, que possuem habilidades diagnósticas para tratar condições do sistema neuro-musculo-esquelético e para poder diferenciar aqueles que exigem encaminhamento a tratamento conjunto. Proporcionam tratamento conservador baseado em manipulações e ajustamentos articulares, associados a outras modalidades para prevenir doenças e promover a saúde, através de uma educação adequada exercícios e modificação no estilo de vida, entre outros".

Os principais acometimentos tratados pela Quiropraxia são:

·      Dores na coluna lombar

·      Hérnia de disco e dor ciática

·      Dores no pescoço

·      Dores e tensão muscular

·      Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo

·      Restrições à movimentações